A importância dos jogos indies

A importância dos jogos indies

2 de dezembro de 2021 0 Por A Banca Nerd

Ultimamente, jogos com a mesma “pegada” vem sendo lançados frequentemente, seguindo a tendência do momento, novos títulos se assemelhando ao anterior e possivelmente ao próximo, mesmo havendo exceções, essa é a cara da indústria Triple A.

Como o principal foco da indústria de jogos é vender, faz sentido as grandes empresas seguirem as tendências do mercado, como os Open World, por exemplo, porém, para aqueles que constantemente busca constantemente por animação, novidades e criatividade, os indies estão aí.

Os indies não são importantes apenas para oferecer criatividade, muitos são a porta de entrada para profissionais que vão recriar famosas séries em estúdios gigantes, servindo para testar tecnologias e formatos, dando experiência a desenvolvedores e artistas. Diariamente, há diversos indies sendo lançados, a maioria com dificuldade em ser visto pela mídia e pelos jogadores, é a partir disso que um desenvolvedor independente acaba exigindo de si e sua equipe que seu jogo tenha o “algo a mais”, por esse ser um ponto de partida para se conseguir algum destaque.

No entanto, há também, momentos onde os indies acabam entrando nas famosas tendências, como os metroidvanias, mesmo nesses casos os produtores se esforçam para criar algo em seus produtos que os deem distância de outros inicialmente parecidos. A principal importância dos indies é que com eles, se é possível renovar uma indústria que adora se estagnar.

Eles exigem de si mesmos com frequência, pois precisam e querem ser vistos, além disso, não fácil enfrentar nomes como EA, Ubisoft e Activision, pois se lançassem algo similar à dessas companhias, seria enorme a chance de serem ignorados.