Criação de Jogos | Como funciona o mercado de jogos?

Criação de Jogos | Como funciona o mercado de jogos?

19 de março de 2022 0 Por A Banca Nerd

Entender o mercado de jogos é algo essencial, acredito eu, saber como essa indústria cresce cada vez mais com o passar dos anos e como ela é estruturada, seus faturamentos, empresas, profissionais, tudo que está relacionado a esse mercado mundial.

A expectativa é que esse mercado cresça cada vez mais nos próximos anos, ultrapassando US$ 200 bilhões ao final de 2023 seguindo a média estimada de alta de 7,2% entre 2019 e 2023 para US$ 204,6 bilhões. Os jogos para celular serão o segmento de crescimento mais rápido nos próximos anos.

Essa indústria é formada por uma variedade de empresas, empresas como Sony, Nintendo, Blizzard e EA. Cada uma produzindo jogos de diferentes gêneros, dentre eles os mais conhecidos são:

  • RPG

Os jogadores podem interpretar personagens. As versões multiplayer e online são chamadas MMORPG.

  • Shooter

São os jogos de tiro.

  • MOBA

Similar ao RPG e MMORPG só que em estilo de arena de batalha e com a presença de vários jogadores online conectados simultaneamente.

  • Puzzle

Têm como foco principal a resolução de enigmas.

  • Educativos

Voltados para a aprendizagem lúdica de assuntos acadêmicos 

  • Simulação

Buscam recriar a experiência da vida real.

  • Esportes

As partidas representam jogos de esportes reais.

  • Plataforma

Envolvem guiar um personagem em um ambiente de plataformas com obstáculos superados por meio de saltos ou tiros.

O consumo desses diversos produtos e serviços é feito por homens e mulheres. No entanto, as mulheres estão representando mais de 53% dos jogadores e por conta disso, a indústria de jogos está investindo cada vez mais na representatividade feminina dentro dos games, bacana né?

Não podemos deixar de falar dos JOGOS ONLINE: jogos que trazem maior interação com a comunidade, seja em uma sessão online no GTA Online ou em um mundo vasto de algum MMORPG, a interação social, estímulo e o desejo de vivenciar uma experiência imersiva faz com que esse “sub-gênero” seja buscado por centenas de jogadores que preferem jogar junto de um amigo ou party em vez de sozinho.

OS PROFISSIONAIS RELACIONADOS

Esse mercado não trás apenas diversão como também uma oportunidade. Atualmente, existem diversas profissões relacionadas a games com vagas para bons profissionais. Algumas delas são:

Game Designer

Um game designer trabalha com toda a criação dos jogos, isso desde a construção do enredo até detalhes referente à sonorização e programação lógica. Caso você queira se dedicar a essa área.

Programador

É o responsável pela engenharia de software e a pessoa que entende em profundidade da parte de lógica de programação. É ela que vai fazer o jogo realmente funcionar.

Animador

Esse é o profissional da área de desenho. É ele que vai trabalhar com a parte de modelagem, captura de movimentos e todos os detalhes da criação dos personagens.

A indústria de jogos é um dos maiores mercados de entretenimento mundial. Com milhões de pessoas consumindo e atuando dentro esse cenário em ascensão, com novos lançamentos para ajudar cada vez mais a comunidade e fazer com que seja algo mais acessível à todos. Um exemplo disso é o Game Pass, sistema de assinatura mensal da Microsoft que possibilita o usuário ter novos jogos todo mês, acesso á produtos pagando uma taxa mínima, ou até, a Epic Games Store que toda semana disponibiliza jogos grátis.

Sendo uma indústria que está em um crescimento constante, podemos esperar muito mais nos próximos anos.