Criação de Jogos  | Como funciona publicar um jogo?

Criação de Jogos | Como funciona publicar um jogo?

27 de janeiro de 2022 0 Por A Banca Nerd

A publicação de um jogo para uma loja é um processo demorado que, muitas vezes, será preciso dinheiro. Para que possamos publicar, precisamos publicá-lo em algum marketplace, uma plataforma onde vários desenvolvedores e estúdios de games colocam seus jogos à venda, ou por meio de alguma publisher como a Gramik Games, por exemplo, facilitando o seu trabalho e tendo a certeza que seu jogo será publicado.

Algo que deve ter atenção é que cada plataoforma possui suas características, regras e preços, como também vantagens e desvantagens. Portanto, é preciso estudar com antecendência qual se qualifica mais à você e qual atende o que está procurando.

Há diversas opções espalhadas pela internet, seja a Steam, Nuuvem, App Store ou a própria Google Platy. Antes mesmo de publicar o seu jogo, deve-se ver qual plataforma se encaixa mais no seu escropo e se informar dos processos de publicação da mesma, segue abaixo alguns exemplos:

PUBLICAR NA STEAM

Steam, o serviço de distruibuição de jogos para PC mais popular no momento, sendo uma das principais escolhas dos desenvolvedores. Para publicar nela, será preciso preciso participar do Streamworks, programa de parceiros da plataforma.

Para fazer parte do programa, é ncessário preencher uma papelada digital e pagar a tarifa de USD 100.00 para cada jogo que quiser distruibuir. Cada país possuí valor exato da tarifa, no caso do Brasil, fica em torno de R$389. Após ter preenchido os dasos e ter pago a tarifa, será liberado o acesso ao Steamworks e ao slot, o lugar separado para seu jogo.

PUBLICAR NO GOOGLE PLAY

Para publicar na Google Play, será preciso se increver em uma conta de desenvolvedor e pagar a taxa de inscrição de USD 25.00, pagando uma só vez. Podendo logo em seguida, publicar quantos jogos ou aplicativos sem qualquer tipo de problema.

PUBLISHER

A publicação de um jogo e a sua divulgação é um passo muito importante no desenvolvimento de jogos, algo que se for mal feito, não ajudará no reconhecimento do jogo, resultando em ninguém jogando ele. Dentro desse meio de publicação, temos plataformas especializadas nisso, as Publisher.
Um bom exemplo para os desenvolvedores de jogos indies que buscam uma publisher nacional é a Gramik Games. Para que o jogo será publicado, os desenvolvedores apresentam seus projetoes e às publishers escolhem qual seerá levado para frente, feito através de uma análise de mercado e riscos.
Para os jogos voltados aos consoles, as publishers possuem uma abertura mais concreta com os consoles porque trabalham diretamente com isso. As duas partes, a Publisher e a equipe desenvolvedora, entram em comum acordo para fazer um contrato de distribuição do jogo da forma mais viável para ambas as partes.