Filmes | Matrix e o sucesso da trilogia inicial

Filmes | Matrix e o sucesso da trilogia inicial

30 de dezembro de 2021 0 Por A Banca Nerd

Matrix foi um filme que quando teve sua estreia mudou a indústria por completo, após seu lançamento em 1999, passando a ideia de que vivemos um “conto de fadas”, tendo sua inspiração em Alice no País das Maravilhas, no qual, a pequena Alice segue o coelho branco, algo que Neo faz no início do filme e após isso, acaba entrando em outra realidade, diferente da nossa, como uma simulação que cria um mundo imaginário onde as pessoas são prisioneiras da realidade, muito mais como a Caverna de Platão.

Além de nos mostrar que a realidade pode não ser aquilo que estamos vendo, passando a ideia de que estamos vivendo em uma realidade simulada. Além disso tudo, Matrix nos mostrou os efeitos de bullet time, algo inovador na época que foi lançado e toda a jornada de Thomas Anderson.

A trilogia traz muitos elementos bíblicos, Thomas Anderson, personagem de Keanu Reeves tem seu nome muito simular a Tomé, que precisava ver para crer, algo muito semelhante ao personagem que não acreditava naquilo até ver com seus próprios olhos.

Além de Smith mencionar que a primeira Matrix foi projetada para ser um lugar sem qualquer tipo de violência, muito semelhar ao Jardim do Éden. Matrix gira em torno da profecia do escolhido que irá acabar com a guerra das máquinas e libertar humanidade, que após ser morto, volta a vida para salvar a humanidade.

A principal mensagem de Matrix pode ser: deixar para trás os conceitos que o mundo tenta fazer com que tomamos como verdade desde que nascemos é uma tarefa que cada um deve fazer por si mesmo. Ou seja, cada um tem seu conceito de realidade, deixando para trás tudo que o mundo tenta fazer com que acreditemos, tomar por nós mesmos nossas crenças.