Multiverso |  Quais são os planos da Fase 4 do UCM?

Multiverso | Quais são os planos da Fase 4 do UCM?

17 de janeiro de 2022 0 Por A Banca Nerd

A Fase 4 do UCM irá explorar o Multiverso em suas produções, como na série WandaVision, Loki, Homem-Aranha: Sem volta para casa e agora Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura. Mas antes de nos aprofundarmos mais na Marvel e seu Multiverso, precisamos antes entender “O que é Multiverso?” e a sua teoria.

O QUE É MULTIVERSO E A IDEIA POR TRÁS DE UNIVERSOS PARALELOS?

Confessamos, a ideia de existir universos paralelos semalhante ao nosso, com versões nossas vivendo uma vida totalmente diferente da que estão habituados é fascinante e tentadora, não é mesmo?. É justamente isso que se trata parte da ciência séria por trás das teorias de universos paralelos, as possibilidades.
De acordo com algumas hipotéses sobre a matemática do universo, caso exista a possibilidade de alguma coisa acontecer, por exemplo, uma determinada configuração de partículas, ela vai acontecer. Se nós explorarmos esse conceito, significa que cada possibilidade de decisões que podemos tomar na nossa vida também deve se tornar real.
Na cultura popular, chamamos de “universos paralelos” quaisquer mundos que existam além do universo convencional. Para a ciência, cada uma dessas hipóteses têm suas próprias explicações e argumentos que quase nos convencem de que, sim, há mais motivos para acreditar que exista algo além do nosso cosmos do que o contrário.

Especificamente, o termo “universos paralelos” costuma ser usado pelos pesquisadores da Teoria das Cordas. De acordo com a ideia das cordas, que visa conciliar a física quântica com a Teoria da Relatividade Geral, vivemos em uma realidade onde tudo é formado por cordas muito pequenas, imperceptíveis. Cada corda vibra de determinado modo, e juntas elas formam as partículas.

O Multiverso é a possibilidade de que várias dimensões paralelas coexistem, cada uma com sua variável. Trata-se de uma grande variedade de universos originados como formas de divergência de outras realidades, onde um evento com diferentes desfechos possíveis dá origem a diferentes universos, um para cada desfecho.

Essa ideia do Multiverso, dimensões paralelas e tudo mais é algo que a Marvel trabalhando aos poucos nas produções do UCM. O estúdio estabaleceu a existência de outros mundos quando mergulhou nos Nove Reinos em Thor, de 2011. Já em Doutor Estranho, Stephen teve uma visão de outros mundos no Multiverso. Mas, principalmente, em Vingadores: Ultimato, a missão de derrotar Thanos (Josh Brolin) fez os heróis da Terra descobrirem, através da viagem no tempo, que existe mais do que uma linha do tempo.

Apesar dos heróis terem voltado ao passado para poder recuperar as Joias do Infinito em certos tempos da história, eles não mudaram a história como se é pensado pelo Efeito Borboleta, em vez disso, criaram novos eventos separados dos seus próprios.

São infinitas as possibilidades do que a Marvel pode fazer com esse conceito nas séries e filmes, podendo trabalhar com inúmeras linhas do tempo e dimensões, uma forma de trazer heróis e vilões ao UCM, como pode acontecer com X-Men e Quarteto Fantástico, que agora Disney compro a Fox, que detinha o direito dos personagens.

Podemos ficar na espectativa de vermos coisas grands chegando ao UCM, com o Multiverso aberto de fato, as possibilidades são infinitas.