[Review] One Escape, um indie multiplataforma simples e divertido

[Review] One Escape, um indie multiplataforma simples e divertido

5 de fevereiro de 2022 2 Por opatovelho

Em One Escape você é apresentado aos criminosos Dook, Gor e Hog, o trio de animais bombadões e sem camisa que desejam roubar um banco e acabam presos, dando início a sua principal missão: escapar!

No total são 60 níveis divididos igualmente entre os três personagens, ou seja, você jogará 20 fases com cada um dos marombados usando suas características únicas que trazem novos elementos ao gameplay.

O primeiro personagem que temos acesso é Dook e ele funciona mais como uma apresentação das mecânicas principais do jogo que são:

  • Desvie dos guardas
  • Evite as câmeras de segurança
  • Descubra como chegar até o final do nível

A principal diferença entre Dook e os outros personagens é que ele parece ser o menor entre os três fortões, fazendo com que ele seja capaz de acessar algumas tubulações e progredir nas fases sem ser detectado.

Dook em uma tubulação.

O gorilão Gor por sua vez, com a adição de uma simples mecânica muda totalmente a forma de concluir uma fase. Gor consegue se segurar em algumas paredes e você usa essa habilidade tanto para se esconder dos guardas enquanto fica agarrado em paredes mais altas, quanto para desviar de alguns obstáculos.

Gor agarrado nas paredes.

Por último conhecemos o personagem mais parrudo, o mais bruto e o único que tem algum tipo de ataque: Hog. Esse personagem é um javali mal-encarado que consegue arrastar caixas, quebrar paredes e socar os guardas quando necessário. Mais uma vez, uma mudança simples que altera totalmente a gameplay.

Hog usando sua força bruta.

A meu ver o grande acerto do jogo está em se manter simples e bem feito, entregando uma pixel art bonita e efeitos sonoros e músicas que ambientam muito bem o jogo. Tudo funciona muito bem e não tive a sensação de estar fazendo mais do mesmo ou de tédio para concluir nenhum dos níveis.

Durante toda a gameplay, o único momento em que o jogo apresentou algum tipo de problema técnico foi no nível 18 do personagem Gor, em uma área com muitos raios laser que causam uma queda gigantesca de FPS, deixando tudo em câmera lenta. Talvez isso ocorra apenas na versão de Nintendo Switch, a versão que eu testei o jogo.

Um outro detalhe a acrescentar é que o jogo oferece coletáveis para adicionar uma camada extra de desafio para completar o jogo 100%. Nada muito desafiador, mas está presente e eu não poderia deixar de citar.

Então, para finalizar, quero dizer que não só recomendaria como já recomendei One Escape para alguns amigos que procuravam algum jogo simples e divertido. Caso você tenha interesse no jogo, clique aqui para ver um trailer e saiba que ele está disponível para PC (via Steam), Xbox (Series X / S), Playstation (4 / 5) e Nintendo Switch.