Tendências tecnológicas para o futuro

Tendências tecnológicas para o futuro

30 de outubro de 2021 0 Por A Banca Nerd

Investir em tecnologia é algo que deve ser essencial às empresas, o que antes era considerado algo diferencial do mercado, agora é uma questão importante, algo que define quem sobrevive ou não. A competitividade está em todos os setores do país e a inovação acaba se tornando algo essencial para organizações de pequeno, médio e grande porte. Por isso, saber quais são as tendências tecnológicas do futuro e saber aonde investir seu dinheiro é crucial.

1- Inteligência Artificial

Diversas empresas utilizam a IA em seus negócios, algo que acabou se tornando essencial, de diversas formas: tomada de decisões, reinventar modelos e ecossistemas de negócios e melhorar a experiência de seu consumidor. Segundo Gartner, a IA será de grande diferença para as empresas.

2- Big Data

2.5 exabytes de dados, a quantidade de dados produzidos diariamente. Nesse contexto nasce o Big Data, o uso de grandes ou complexos volumes de dados. No mercado é movimentado bilhões de dólares e as técnicas de coleta são inúmeras: pelo smartphone, sites, aplicativos, máquinas e carros estão coletado dados o tempo todo.

Banco de dados podem ser vendidos, fornecidos ou cedidos para marcas que estudam seus clientes, registros públicos e estudos do estado, registros e logins de produtos e serviços, pesquisas de campo e empresas especializadas em Big Data.

3- Blockchain

A evolução tecnológica caminha rapidamente no sentido de prevenir fraudes e evitar que dados sensíveis sejam interceptados de forma indevida. É aí que surge, por exemplo, o blockchain.

A promessa, infelizmente, ainda é para longo prazo, visto que as tecnologias associadas ainda estão imaturas, mas o blockchain com certeza irá criar disrupção nos próximos dois ou três anos.